Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




História de São João Batista

por John Soares, em 22.08.19

ui.jpg

História de São João Batista

 

Qualquer dia é dia de comemorar a vida e história de um dos santos mais importantes da Igreja Católica, o São João Batista.

 

São João é conhecido popularmente como “santo festeiro”, mas na tradição católica é considerado o santo mais próximo de Jesus Cristo pois além de ser seu primo, João foi o responsável pelo batismo de Cristo no Rio Jordão.


É conhecido até hoje como São João Batista justamente por conta da sua fé e devoção com o ritual do batismo e junto com a Virgem Maria, o único santo onde a liturgia lembra a data de seu nascimento e não da sua morte.

 

História

Ao atingir maturidade, foi enviado para o deserto para se preparar com orações e penitências sempre aceitando tudo com muita devoção e convertendo e catequizando as pessoas por onde passava e anunciando também a vinda do Messias. 

 

Devido a isso, passou a ser chamado de “Profeta” e ao ver Jesus andando em sua direção, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” e mesmo não se achando digno de batizar Jesus, o faz com muito amor, fé e respeito.

Após o batismo, Jesus continua no seu caminho e João na sua missão de denunciar as injustiças, o abuso de poder, as imoralidade, as ofensas as leis de Deus, o que infelizmente o levou a ser de preso por Herodes. Mesmo preso, João condenou a atitude de adultério do rei, que vivia com a esposa do irmão. Os chamou para a conversão e penitência, mas Herodes foi influenciado pela filha a pedir a morte de João, que foi decapitado.

 

Significado e celebração

São João Batista é sinônimo de bondade e gratidão. Sempre muito lembrado por essas virtudes, João foi um homem humilde que aceitou a sua missão com fé e devoção Cristã até o fim. E é esse exemplo que temos que levar adiante e nos lembrar no dia de hoje.

“O maior dos profetas” nos ensinou a confiar e a acreditar no maior, ao pregar e anunciar a vinda do Messias. Não é a toa que celebramos o seu nascimento e não a sua morte. João foi o escolhido para dar testemunho da luz da Verdade, aquela que veio para nos mostrar quem é Jesus Cristo.

 

Oração

São João Batista, voz que clama no deserto: 
"Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", 
Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: 
"Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo". 
Amém!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:11



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D